|

Paulo César Baruk - Multiforme (2010)

Músicas

01. Jesus me ama (abertura) / 02. Filho de Deus / 03. Glória / 04. A minha força "Aleluia" / 05. O meu querer / 06. Somente Deus / 07. Reina / 08. Deus está / 09. Graça / 10. Eu corro para ti / 11. O nome de Jesus / 12. Tua Presença / 13. Flores em vida / 14. Em nome da Justiça







Paulo Cesar Baruk é considerado hoje como um dos grandes nomes da música gospel nacional e porque não internacional!?! Desde muito jovem ele se dedica a música seja contor ou produtor, contudo sempre demostrando sua musicalidade diferenciada de um adorador e poeta incassável. Posso destacar em seus trabalhos um caracteristica importante, a SENSIBILIDADE que apresenta em cada canção. O estilo do Baruk é bem diversificado, contudo pode-se observar a qualidade.
Com 8 CDs na sua carreira, em 2010 ele consegue se superar com o trabalho realizado no 9º CD, o Multiforme que apresenta 14 faixas com canções que contagiam logo de cara, principalmente a cada arranjo de piano, tocado com maestria.

O album é cheio de surpresas, mesclando todas as faixas entre agitadas e lentas, com arranjos diversos. Aliás, não poderia haver título melhor para definir ess lançamento: MULTIFORME, um cd de muitas faces, muitas formas, perfeito para quem gosta de diversidade musical. Sinceramente era o que todos os cantores deveriam fazer, diversificando ritmos e arranjos dentro do mesmo CD, não há espaço para monotonia. Mas claro sem perder a essência de cada um em particular (pentecostal, pop, adoração, pop/rock, etc),

'' O Senhor é bom , o Senhor é bom, o Senhor é bom sempre bom...''

Multiforme foi indicado para um dos melhores prêmios da música na América, o Grammy Latino 2010 concorrendo na categoria ''Melhor album cristão em lingua portuguesa'' juntamente com Bruna Karla - Advogado Fiel, Kleber Lucas - Meu Alvo, Soraya Morais - Grande é o meu Deus, Rosa de Saron - Horizonte Dsitante, Pe Zezinho - Ao País dos meus sonhos e a grande vencedora Marina de Olivera - Na extremidade.






Detalhando


01. Jesus Me Ama (abertura) - Composição de Leila Francielli Thiago Grulha e Paulo Cesar Baruk, é uma adoração constante com uma dupla perfeita, voz e piano onde o Baruk canta junto com um coral e palmas. A canção fala do amor de Jesus por nós e que nada poderá nos separar desse amor, de onde vem nossa proteção.

02. Filho de Deus - Diferente da primeira faixa aqui o que predomina é uma música mais agitada e com uma introdução feita no piano de tirar o fôlego. A canção, inicialmente cantada em duas vozes distintas, fala da morte de Cristo na Cruz para nos salvar e nos redimir de nossos pecados, e fôssemos chamados Filhos de Deus. Todos têm a oportunidade de também ser chamado Filho de Deus, basta aceitá-LO com único e suficiente salvador, sendo liberto da escravidão e solidão, recebendo a vida eterna, enterrando de vez o velho homem, porque maior é o que está em nós do que o que no mundo está.

03. Glória - Com um ritimo alegre e daçante, '' GLÓRIA'' é uma celebração com muita percussão que fala sobre o que sentimos e fazemos quando entramos na maravilhosa presença do Senhor, exaltamos o Seu nome e esquecemos de tudo e livremente nos levantamos para cantar, dançar, pular alto, nos entregar e gritar Glória!. Porque fomos criados para o Seu louvor e para render-lhe glória.

04. Minha Força "Aleluia" - Numa balada quase acústica, com sons de bateria e vilão se destacando e mais uma vez com letra simples e profunda com parceria na autoria de Paulo César Baruk e Thiago Grulha, mesmo com poucas palavras a mensagem proposta consegue ser transmitida no louvor que fala de refúgio e fortaleza, porque o Senhor é a nossa força e não andamos mais sozinhos, Ele é a nossa rocha abrigo nos tempos de incerteza mantemos nele a esperança e mesmo em dias de escuridão que a nossa alma possa cantar ''Aleluia'' e confiar sempre em Jesus.

05. O Meu Querer - Esta foi a primeira música de trabalho que apresenta-se no estilo pop rock. A introdução destaca um solo de violão que acompanha uma boa parte da priemira estrofe até a entrada dos demais instrumentos. De autoria do Paulo Casar Baruk fala sobre um desejo profundo de obediência, de servir de Deus, refletir sobre Sua verdade, de sermos semelhante a Jesus nos nossos atos ou quando abrirmos nossa boca, doar a outra face em silêncio. Que possamos doar nossa vida a Ele, e honra-lo fazendo Sua vontade, que esse possa ser o nosso querer, nosso maior desejo.


06. Somente Deus - ''De Deus mui firmes são as promessas, falhando tudo não falharam...'' assim começa essa música, com o solo de piano e toda ousadia do Baruk em expor sua voz, interpretando o refrão de um dos clássicos da Harpa Cristã, seguido temos um coral reverenciando a Deus, pois somente Ele pode transformar o coração ferido, conhecer quem somos, possuindo a formúla da vida, Somente Deus pode todas as coisas, apenas nele podemos descansar porque só Ele pode nos entender em nosso sofrimento e nos mostra a saída, Ele é o alimento para nossa alma, Seu Espírito o nosso consolador e Seu filho nosso Socorro e Refúgio.

07. Reina - A participação de um coral infantil é a grande novidade desta faixa, com uma letra curta e de pura adoração esta canta sobre o reinado de Deus sobre o nosso ser, nosso viver e nosso lar pois Ele é o autor da criação, é a razão de nossa adoração, Ele é a vida, o cordeiro de Deus, o pão vivo, digno de glória e de louvor.

08. Deus Está - Esta balada apresenta bastante violão e bandolin que deram a música um diferencial quando relacionado com as demais faixas, além trazer as participações no vocal de Samuel Mizarahy, Hygor Juker e Ton Carfi. A composição é de mais uma vez de Thaigo Grulha que fala do Onipresente Deus que está no homem que sente, as alegrias da vida, na folha que cai, em tudo podemos ver o teu amor tuas mão pois, tudo que existe só existe porque Ele é Senhor e está em todas as coisas.

09. Graça - nessa faixa o Rock vem com força total. Na introdução a bateria é o grande destaque, na sequência os intrumentos gitarra, baixo e piano tomam o seu lugar. É neste ritmo empolgante que a letra da música apresenta a remissão dos pecados que foram justicados na cruz por Jesus Cristo um alto preço por Jesus, nossa rocha onde estamos firmados. Isto é a Graça e ão há nada que possamos fazer para que Ele nos ame mais ou menos. Ele simplesmente nos ama e morreu para nos salvar.

10. Eu Corro Pra Ti - É bem aqui onde podemos perceber a profundidade de sentimento colocada em uma música por Baruk. O piano é o intumento que não poderia faltar com destaque nesta canção, que acompanha o estilo pop rock. A letra trabalha o retorno ao primeiro amor, mais para isso foi preciso sentir a falta um vazio causado pela ausência de buscar a presença do Senhor. E coma a alma sedenta recohecemos que não podemos viver sem Jesus, sem Seu amor e corremos para Ele, porque só em Seus braços encontramos o que queremos ter. Agora de volta aos braços do Pai, somos restaurados e cheios até transbordar, para que possamos começar de novo.

11. O Nome de Jesus - aberta por um solo de piano e perto do fim temos fortes solos de griarra dando mais expressão a canção, essa letra de autoria do Baruk reverencia o nome de Jesus, nome este que leva o pecador (redimido) ao céu, nome lindo, que acalma o mar, cura os feridos, nome que tem o poder de mudar a história, restaurar a alma renovando suas forças para caminhar.

12. Tua Presença - Com uma batida contagiante esta música não possui apenas vozes masculinas, temos aqui a aparticipação da cantora Daniela Araújo. Composição singular que fala sobre a sublime presença do Senhor, onde queremos permanetemente estar, presença que nos traz segurança e a paz que tanto necessitamos. Presença que refrigera nossa alma, e nos protege na aflição. Que essa presença possa ser o nosso maior anseio, que venhamos conhecer Jesus cada dia mais, porque sem Ele não podemos viver.


13. Flores em Minha Vida - A voz e piano essa é uma homenagem de Baruk a Edson Barbosa, uma reflexão a todos nós: O que temos feito por quem amamos? As vezes damos importância a coisas fúteis, passageiras e esquecemos que nosso maior bem, depois de Jesus, é nossa família, nossos amigos, nossos irmãos e como o tempo não volta, que possamos oferecer flores em vida, enquanto temos essa chance.


14. Em Nome da Justiça - num mix de estilos, essa música é uma forma de protesto, meio "Pavão Pavãozinho". A letra expõe os grandes problemas vividos pelo país: a violência, a corrupção, a negligência, a miséria, etc. Sendo que a única solução para o mundo é o Amor de Deus, e que nós, tidos como filhos de Deus, possamos assumir o compromisso de transmiti-lo aos quatro cantos da terra, e não apenas viver cantando e adorando de olhos fechados, envoltos entre as quatro paredes de um templo. Existem muitas almas sedentas e famintas por Deus, que sejamos profetas de Deus na Terra, que não calemos nossa voz.






Sempre ouvi falar do Paulo César Baruk, mas nunca me interessei de fato por seus cd's visto que a grande diversidade de lançamentos por si própria gera uma lista de prioridades. Mas as muitas indicações de MULTIFORME levou-me a compra-lo e perceber o que estava até então perdendo. Um CD repleto de novidades, produzidas com qualidadade e muito bem interpretadas por Baruk, que por sinal tem um timbre perfeito. Este é mais um CD 5 estrelas. Acredito que os únicos a não gostarem deste lançamento serão as pessoas que não gostam da diversidade musical e preferem um CD unimelódico. (by MarceloRibeiro)

Confira sua Discografia

Tease



Abaixo pode ser conferido um preview do CD e dois clipes, o primeiro de divulgação pré-lançamento: FLORES EM VIDA e o segundo O MEU QUERER, música de trabalho. Vale a pena trazer esse segundo video extra porque os Clipes produzidos pelo Baruk tem tido produção e qualidade exigidas por video-clipes genuínos.









Posted by Marcelo Ribeiro on 07:34. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

Blog Archive

Labels

Recently Commented

Recently Added